segunda-feira, 4 de junho de 2012

CARTA DA TERRA


Rio de Janeiro, 15 de maio de 2012.
Excelentíssima Presidente da República do Brasil, Dilma Roussef.
Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Senhor Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Demais Autoridades Nacionais e Internacionais aqui presentes.

Nós, alunos da Escola Municipal Soares Pereira, representados pelo Grêmio Estudantil, vimos, por meio desta, cumprimentar os Senhores pela valiosa participação nessa importante Conferência de discussão sobre o meio ambiente, a Rio + 20, e manifestar nossa total identificação e apoio aos elevados princípios contidos na Carta da Terra, elaborada pela ONU em conjunto com diversos setores da sociedade civil mundial. O Planeta, esperançoso, agradece pelas iniciativas, mas, aflito, pede urgência a todos os atores envolvidos na tomada de decisões _ indivíduos, empresas, governos e instituições nacionais, internacionais e supranacionais _ para que interfiram com coragem no sentido de romper com o modelo predatório de produção e consumo que o está condenando, ao conduzi-lo à exaustão.
Na mesma oportunidade, gostaríamos de reivindicar junto à autoridades aqui presentes o abraço efetivo à instituição escolar, em termos financeiros, materiais, no apoio e/ou disponibilização de bons projetos educacionais/ambientais e na requalificação do capital humano, para que a escola, espaço privilegiado de discussões, gerenciamento de conflitos e construção de conhecimentos, possa estar capacitada a realizar plenamente sua vocação primeira, ou seja, formar indivíduos críticos, capazes de problematizar os acontecimentos do cotidiano e transformar a realidade, unindo forças à sociedade para que uma mentalidade mais favorável acerca da relação homem- ambiente possa emergir, replicar-se e multiplicar-se no interior da nossa comunidade, que tem um destino comum a toda humanidade. 
Na cidade do Rio de Janeiro, estamos nos mobilizando.  Em setembro do ano passado, a comunidade escolar se reuniu, ao longo de dois dias, num valoroso fórum de discussão que resultou na construção de uma agenda com 20 Princípios Escolares para um Mundo Sustentável, cuja proposta é de que sejam devidamente incorporados às práticas escolares nos próximos 10 anos. A cada um dos princípios listados corresponde um conjunto infinito de ações e projetos que as unidades escolares podem elaborar e implementar, sempre de acordo com a realidade particular de cada uma ou vocação que por ventura detenha.
Contudo, para que a voz da escola possa se fazer ouvir e ecoar por imensuráveis distâncias, é necessário que migremos da condição utópica de indivíduos bem intencionados para uma condição proativa e determinadora de ações concretas e urgentes em favor de mudanças conscientes. E isso só é possível com um trabalho educacional focado e contínuo e, sobretudo, apoiado de perto, incansável e firmemente, pelas forças de decisão. Gostaríamos de contar com a adesão dos senhores para a nossa causa sócio-ambiental e humanitária.
Como crianças que somos hoje, no exato momento em que recai sobre a família humana a responsabilidade inadiável de tomar decisões sobre o futuro da Terra, de modo a garantir a permanência da vida com qualidade para as próximas gerações,  queremos assumir posição proativa e ter influência no processo, uma vez que,  em pouco tempo, o leme estará em nossas mãos e deveremos estar à altura de conduzi-lo.   

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